O LATIDO INTERNACIONAL DE CORAÇÃO CACHORRO


 Auuuuuh late, coração cachorro, late, coração! Ou seria “woof woof” late, coração?

A canção mais estourada do momento caiu nas graças do cantor James Blunt por conta da semelhança entre o refrão da música com “Same Mistake”, lançada em 2007 e que já fez sucesso inclusive na novela “Duas Caras” da Rede Globo.

Em uma sutil brincadeira cheia de segundas intenções o cantor interpretou as duas músicas em sincronia e publicou o vídeo em seu perfil do TikTok, dizendo ainda que vai mandar seus dados bancários para o depósito da sua parte no sucesso da canção.

@jamesblunt

Congratulations on the No.1, guys! Will send my bank details shortly… ##coracaocachorro ##latecoracao ##fyp ##fy

♬ Coração Cachorro - Avine Vinny & Matheus Fernandes


Congratulations on the No.1, guys! Will send my bank details shortly… #coracaocachorro #latecoracao #fyp #fy

♬ Coração Cachorro – Avine Vinny & Matheus Fernandes

Os compositores da música interpretada pelos cantores Ávine e Matheus Fernandes disseram que tiveram a intenção em utilizar o “auuu” da versão original, mas que a música em português não tem qualquer tipo de inspiração adicional. Inclusive a própria Sonny confirmou que menos de 1% da canção original foi utilizada e que por esse motivo não há citação.

Alegar que a mera utilização dessa porcentagem em uma canção é plágio talvez não o deixe caracterizado, mas é fato é que quando percebemos em alguma música um som semelhante a algo que já fez muito sucesso não há como impedir a relação imediata entre uma versão e a outra.

Inclusive repercussões como essa fazem músicas estourarem ou por fãs ou por curiosos querendo entender melhor os burburinhos que rondam as redes sociais. Então, descartar a intenção de que a utilização não teve qualquer intenção em relacionar-se ao sucesso também pode parecer muito inocente.

Vale lembrar que em terra de hit quem alcança o topo por mais tempo é rei.

Esse não é o primeiro nem o último caso em que veremos pequenas utilizações de músicas dentro de outras. A prática, além de comum, é permitida quando autorizada pelo autor.

A brincadeira feita em “Coração Cachorro” com toda certeza alcançou o objetivo esperado, afinal, o sucesso é a top 1 das músicas no TOP50 Brazil do Spotify. 

0 Comentários